História

Tiradentes foi fundada por volta de 1702, com a descoberta e exploração de ouro nas encostas da Serra de São José. Durante todo o século XVIII viveu o ciclo do ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. Inicialmente o arraial foi batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes e, posteriormente, como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal. Em 1860 passa à condição de cidade. A partir da proclamação da república, em 1889, recebe o nome de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, herói da Inconfidência Mineira. O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, o que garantiu a sua conservação até os dias atuais. Em sua viagem a Tiradentes observe a ligação histórica da cidade nos contextos social, político e econômico do Brasil Colônia, Império e República. A cidade de Tiradentes, com seus mais de 300 anos, oferece história, cultura, arte, aconchego, sabores e natureza, transformando sua viagem em uma aventura inesquecível.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Tiradentes concentra grande parte das atrações turísticas da cidade, com suas igrejas, museus, restaurantes, pousadas, ateliês e lojas. Tiradentes é uma cidade pequena, sendo possível conhecê-la em poucos dias, mas que concentra imensa riqueza histórica, cultural, gastronômica e artística. Ainda existe na cidade os clássicos exemplares de arquitetura do século XVIII, como o Sobrado Ramalho; o Sobrado do Aimorés Futebol Clube; o Prédio da Prefeitura, com suas sacadas de ferro batido e sótão; a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1, com forros pintados e casas com antigas janelas de rótula, entre outros.

Passeios

Uma excelente forma de circular pela cidade é por meio de charrete e de jardineira. As charretes são coloridas, puxadas por cavalos e os charreteiros contam lendas e curiosidades sobre a cidade. De jardineira o passeio é feito à noite, em uma jardineira de 1935, a Charmosa, que pertence ao Museu do Automóvel. Outro passeio maravilhoso é a viagem de Maria Fumaça, de Tiradentes a São João del Rei, pela Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881, por Dom Pedro II. A viagem de 12 km pelas serras do complexo de São José, possui grande beleza natural, diversidade ecológica e conta, também, com atrações turísticas e culturais como a Rotunda, o giro da locomotiva –realizado manualmente, preservando o costume da época. Esta locomotiva é uma das poucas máquinas à vapor em atividade no mundo e a mais antiga em operação no Brasil.

Baixe nosso app!

Conheça o aplicativo de turismo da cidade de Tiradentes e tenha na palma da mão as informações dos melhores pontos turísticos e estabelecimentos!

Roteiro Turístico de Tiradentes/MG © Todos os direitos reservados.

Scroll Up