Friday, July 19, 2024
Homeroteiros históricosIgrejasReligiosidade e história se encontram nas igrejas

Religiosidade e história se encontram nas igrejas

Date:

Tiradentes possui um dos mais bem conservados centros históricos do Brasil, repleto de igrejas, museus, construções históricas e casarões. Com um roteiro de dois dias, é possível conhecer praticamente todo o centro histórico de Tiradentes, além de outros atrativos. Se você está em busca de informações sobre as igrejas de Tiradentes como história, endereço e valores para visita, você está no lugar certo. Caso busque um roteiro completo com museus e dicas de gastronomia, aqui tem um post com um roteiro completo.

As igrejas de Tiradentes
Tiradentes possui oito igrejas ao todo, o centro histórico é pequeno mas muito interessante. Das oito igrejas, eu conheço sete, apenas a Igreja de Santo Antônio do Canjica eu ainda não visitei. A maioria das igrejas de Tiradentes não permite que seu interior seja fotografado ou filmado, então, antes de sair fotografando, confirme se é permitido ou não.

Igreja Matriz de Santo Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais e a segunda igreja mais rica em ouro do País, uma construção datada do século XVIII. O interior da igreja é surpreendente, com ricos detalhes em ouro e belíssimas pinturas. No lado de fora, há um relógio de sol que já se tornou símbolo da cidade.
A igreja é a mais fotogênicas das igrejas de Tiradentes, isso se deve, claro, à sua beleza, mas também pela sua localização. A ladeira que dá acesso à igreja costuma render belas fotos, com a igreja ao fundo. A sacada em frente à igreja também rende belas fotos, com a Serra de São José aos fundos.

📍 Rua Padre Toledo 2 – (32) 3355-1238
💵 Entrada: R$5
📆 Todos os dias, de 9h às 17h

Igreja Matriz de Santo Antônio – Igrejas de Tiradentes-MG
Capela Bom Jesus da Pobreza
Esta capela é uma construção d a segunda metade do século VXIII, inaugurada em 1750, uma das mais simples igrejas de Tiradentes. Sua fachada é do ano de 1810 e seu interior, que também é simples, possui uma imagem de Cristo Agonizante, uma das mais bonitas de Tiradentes. No adro, há um original relógio de sol.

📍 Rua Sílvio Vasconcelos 26
💵 Entrada: Gratuita
📆 Sexta à Quarta, de 12h30 às 17h30

Capela de Bom Jesus da Pobreza – Igrejas de Tiradentes-MG
Santuário da Santíssima Trindade
Construída em 1810, a Capela da Santíssima Trindade foi construída em substituição a primitiva capela de 1776. Em 1923, a capela transformou-se em centro de romaria. O altar-mor possui uma belíssima imagem do Pai Eterno. A igreja é a que fica mais distante do Largo das Forras.

📍 Praça Padre José Bernardino s/n – (32) 3355-1220
💵 Entrada: Gratuita
📆 Todos os dias, de 8h às 17h

Santuário da Santíssima Trindade
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A mais antiga igreja da cidade foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, em 1708. Era aqui que reunia a Irmandade, os escravizados e os que haviam conseguido a liberdade. Na capela-mor, há uma pintura retratando a Virgem entregando o Rosário a São Francisco de Assis e a São Domingos Gusmão.

📍 Rua Direita – (32) 3355-1212
💵 Entrada: R$3
📆 Quarta à Segunda, de 9h às 16h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Igrejas de Tiradentes-MG
Capela de São Francisco de Paula
Fica no alto de uma colina, próxima a rodoviária, possui uma belíssima vista para o Centro Histórico de Tiradentes, mas infelizmente só abre aos domingos na parte da manhã. Ela possui uma imagem de São Francisco de Paula e um painel, da década de 40, com os habitantes da cidade em uma cerimônia religiosa.

📍 Rua Nicolau Panzera – Largo de São Francisco
💵 Entrada: Gratuita
📆 Domingo, de 9h às 11h30

Capela de São Francisco de Paula – Igrejas de Tiradentes-MG
Capela de Nossa Senhora das Mercês
Construída na segunda metade do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora das Mercês tem em seu interior uma rica arquitetura em estilo rococó, além de várias pinturas e douramentos de rara beleza. Sua fachada possui apenas um sino. A capela abre apenas aos domingos, dia em que costumo ir à Bichinho, portanto nunca a encontrei aberta.

📍 Praça Dom Delfino R. Guedes – Largo das Mercês – (32) 3351-1549
💵 Entrada: Gratuito
📆 Domingo, de 8h às 17h

Igreja de Nossa Senhora das Mercês – Igrejas de Tiradentes-MG
Capela de São João Evangelista
Construída a partir do ano de 1760, a Capela de São João Evangelista é uma das mais simples igrejas de Tiradentes, possui fachada larga, sem torres, com o sino disposto em uma das janelas. Em seu interior, o arco cruzeiro e os altares laterais apresentam talha em estilo rococó. A igreja abriga as imagens de seu santo padroeiro, São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Dores.

📍 Rua Padre Toledo 242
💵 Entrada: Gratuita
📆 Quarta à Segunda, de 8h às 17h

Capela de São João Evangelista
Igreja de Santo Antônio do Canjica
A Capela de Santo Antônio do Canjica é a menos conhecida das igrejas de Tiradentes. Construída nos anos 1700 pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, fundador da cidade, restou apenas uma parede de sua construção inicial e sua reconstrução foi executada graças ao apoio da comunidade.

Seu interior abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição e a capela recebe este nome devido ao fato de terem encontrado pepitas de ouro, do tamanho de um grão de milho de canjica.

📍 Rua João Andrade Gomes 11
💵 Entrada: Gratuita
📆 Atualmente fechada para restauração

Passos
Os Passos são pequenas capelas onde estão representadas uma das cenas finais da vida de Cristo, no caminho do Calvário. Construídas a partir de ano de 1740, cada uma das capelas representa um “passo” diferente da Paixão de Cristo e elas estão espalhadas pelo centro histórico. Estas capelas abrem durante as procissões das Dores e dos Passos, no período da Quaresma.

Passas da Paixão de Cristo
Viagem realizada em junho de 2019

Compartilhe

Receba informações

spot_imgspot_img

Popular

Conteúdos relacionados

Maria Fumaça: o passeio pelo passado das ferrovias

A viagem de Maria Fumaça, de Tiradentes a São...

Semana Santa em Tiradentes: tradições preservadas

A Semana Santa em Tiradentes é um grande evento...

Religiosidade: as tradições preservadas em Tiradentes

A religião católica mantém sua força no interior de...

Centro histórico de Tiradentes: roteiro rico de atrações

O Centro Histórico de Tiradentes concentra grande parte das...