Friday, July 19, 2024
HomeTiradenteshistóriaDo ouro ao turismo: três séculos de história

Do ouro ao turismo: três séculos de história

Date:

Fundada em 19 de janeiro de 1718, Tiradentes foi desmembrada da vila de São João del-Rei. O povoado inicial foi gerado pela descoberta e exploração de ouro nas encostas da Serra de São José.

Durante todo o século XVIII viveu o ciclo do ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. Inicialmente o arraial foi batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes e, posteriormente, como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei.

Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal. Em 1860 passa à condição de cidade.

Após a proclamação da República, o município passou a ser chamado de Tiradentes, devido ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, e que teve papel importante no combate ao governo monárquico.

O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, o que garantiu a sua conservação até os dias atuais. Em sua viagem a Tiradentes observe a ligação histórica da cidade nos contextos social, político e econômico do Brasil Colônia, Império e República. A cidade de Tiradentes, com seus mais de 300 anos, oferece história, cultura, arte, aconchego, sabores e natureza, transformando sua viagem em uma aventura inesquecível.

Suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, e “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Compartilhe

Receba informações

spot_imgspot_img

Popular

Conteúdos relacionados

Como chegar: planeje a sua viagem

Confira em Como Chegar as informações sobre distâncias e...

Tiradentes: cidade monumento

A combinação de patrimônio histórico preservado, gastronomia, tranquilidade e...