Friday, July 19, 2024
HomeNotíciasPrograme-seAniversário e Festival de Cinema abrem calendário de eventos de 2023

Aniversário e Festival de Cinema abrem calendário de eventos de 2023

Date:

No dia 19 de janeiro, Tiradentes comemora o 305º aniversário, dando início à programação de atividades culturais e artísticas que movimenta o turismo da cidade

Os 305 anos da criação oficial da Vila de São José, que deu origem a Tiradentes, uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, serão comemorados no 19 de janeiro com solenidades especiais. Como já é parte da tradição do município, a programação de atividades oficiais e festivas abre o ciclo de eventos que atraem milhares de turistas todos os anos.

No dia seguinte ao aniversário, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 26ª edição. De 20 a 28 de janeiro de 2023, o evento também inaugura o calendário audiovisual brasileiro apresentando ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira. Uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes traz como tema “Cinema Mutirão”, apostando no necessário esforço coletivo para erigir bases novas e reforçar as estruturas resistentes, ainda que fragilizadas, do audiovisual brasileiro. Não desviando das discussões sobre os filmes e as práticas de profissionais de cinema, mas arriscando fazer uma proposição ampla que chama para o debate todos aqueles e aquelas que querem colaborar para construir uma base sólida para a construção (e a reconstrução) do audiovisual brasileiro.

O Festival de Cinema

mostra de cinema de tiradentes

Pelo 26º ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes se apresenta como palco privilegiado de obras do cinema nacional e uma plataforma de apresentação do cinema feito no Brasil para o exterior. Além disso, a Mostra de Cinema de Tiradentes projeta a pequena cidade mineira e seus encantos mundo afora, ampliando seu potencial turístico com nove dias de programação gratuita e diversificada.

Os mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, acompanhado das atividades paralelas, são certamente, um atrativo para quem busca um roteiro para as férias de janeiro. A eles se somam as belezas de Tiradentes, conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, que agrada públicos diversos e de todas as idades. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, Tiradentes tem seu centro histórico como a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José.

“A Mostra de Cinema de Tiradentes é um programa para toda a família numa cidade que é um cenário de filme. É um festival que traz experiências enriquecedoras de encontros, compartilhamentos e celebração do cinema e da nossa cultura. Teremos, mais uma vez, uma programação abrangente e gratuita para convidados, moradores e turistas numa cidade que conta com ótima estrutura hoteleria e uma cena gastronômica reconhecida mundialmente”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da 26a Mostra Tiradentes e CEO da Universo Produção.

TURISMO DE EXPERIÊNCIAS

Distante 188km de Belo Horizonte, Tiradentes carrega em suas construções – os antigos casarões e igrejas – um pedaço do passado do país. Visitar o município mineiro, localizado aos pés da Serra de São José, é como voltar no tempo e viver alguns dias como se estivesse no século XVIII, apreciando a arquitetura do período e passeando pelas ruas de pedras da cidade.

Mas não só de passado vive Tiradentes. A cidade oferece para seus visitantes experiências como uma tarde animada de bate-papos em meio a charretes e o pipoqueiro no Largo das Fôrras; apreciar galerias de arte, o artesanato local, manifestações culturais como o Congado e a beleza da fé em celebrações religiosas. O prazer de conhecer uma rica gastronomia, visitar museus, tomar banhos de cachoeira e contemplar o charme e as cores dos casarões coloniais são também experiências que Tiradentes proporcionam aos visitantes.

E, de 20 a 28 de janeiro de 2023, assistir a dezenas de filmes inéditos e participar da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais são mais algumas das experiências que esperam pelo público na cidade.

TURISMO REAL

Tiradentes foi a antiga Vila São José, um dos principais pontos da atividade mineradora de Minas Gerais, na rota do ouro e do diamante, no caminho da velha Estrada Real, hoje um dos principais projetos turísticos em execução no Brasil. A Estrada Real tinha a função de via oficial de acesso às minas de ouro e diamante, com vistas à fiscalização direta da Coroa Portuguesa sobre a produção das Minas Gerais, evitando o contrabando e facilitando a cobrança dos impostos que terminaram por provocar a Inconfidência Mineira.

São mais de 1.600 quilômetros de extensão, que combinam patrimônio, natureza e cultura. São dois caminhos oficiais: o Caminho Velho corta o mapa de Minas desde Diamantina até Paraty, no estado do Rio; o Caminho Novo chega até o porto do Rio de Janeiro. São mais de 170 municípios, a maior parte deles localizados em Minas.

INFRAESTRUTURA

A infraestrutura da 26a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes contará com quatro espaços de exibição. O Largo das Fôrras volta a receber o charmoso Cine-Praça, espaço de exibição de filmes ao ar livre, com capacidade para mais de 1 mil espectadores.

No Largo da Rodoviária, o Complexo de Tendas recebe um novo layout e a instalação do Cine-Tenda – sala de exibição com ar-condicionado e som digital e projeção de alta qualidade; e o Cine-Lounge, espaço onde serão realizadas rodas de conversa e bate-papos com realizadores, e circulação do público.

***

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

link para fotos

15052021_Foto_Leo_Lara__MG_6253

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Webmostratiradentes.com.br

No Instagram@universoproducaoNo YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprodNo Facebookmostratiradentes / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

SERVIÇO

26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEMIG

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL | PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Compartilhe

Receba informações

spot_imgspot_img

Popular

Conteúdos relacionados